Entrada Os nossos Instrutores Sensei Carlos Sousa (6.º Dan)

Harada Mitsusuke (1928 - )

Harada Mitsusuke nasceu na Manchuria (China) a 16 de Novembro de 1928. Filho de um Oficial do Exército Japonês, permanece na China até aos 9 anos, altura em que regressa a Tokyo. Como a maior parte dos jovens Japoneses, fez Kendo na escola.

Em 1943, com 15 anos de idade, começou a praticar Karaté no "Dojo Shotokan" de Funakoshi. O seu primeiro instrutor foi Hironishi Genshin, na altura 4.º Dan. Também recebeu aulas de Funakoshi Yoshitaka.

A 29 de Abril de 1945, o "Dojo Shotokan" foi destruído por um ataque aéreo Norte Americano em Toquio. Devido ao sucedido, escreveu uma carta ao Mestre Funakoshi a perguntar de poderia continuar a treinar Karaté. Funakoshi respondeu-lhe a dizer que poderia continuar a treinar em casa do seu filho Yoshihide, que na altura vivia em Toquio.

Em 1948 entrou na Universidade de Waseda para estudar Comércio. Foi ai que ingressou no grupo de Karaté da Universidade. Inicialmente os instrutores eram Kamata Toshio e o seu companheiro Ohshima Tsutomu. Foi também em Waseda que conheceu outros dois grandes instrutores que, posteriormente tiveram uma grande influência sobre ele, Egami Shigeru e Okuama Tadao.

Depois de se licenciar em comércio, em 1953, começou o Mestrado que iria terminar em 1955.

Durante um ano e meio, Harada treinou todos os dias, 3 horas por dia, com Egami Shigeru.

Em 1955 começou a trabalhar no "Banco América do Sul" em São Paulo , Brasil. Quando o director do Banco soube dos dotes de Karaté de Harada, pediu-lhe para fazer uma demonstração aos empregados. Depois da exibição um dos colegas pediu-lhe se ele lhe ensinava Karaté. Encontrou um Dojo de Judo que lhe proporcionou a dar aulas de Karaté. E foi ai que arranjou mais alunos e começou a leccionar.

Em 1956, o Mestre Funakoshi concedeu-lhe o 5.º Dan. Na altura era a graduação mais alta que poderia existir. Desde então Harada não quis receber mais nenhuma graduação.

Diploma de 5.º Dan passado por Funakoshi

Harada afirma que obteve o diploma em 1956, mas por alguma razão a data que aparece

no diploma é 3 de Novembro de 1954. (昭和二十九年十一月三日)

Em 1963 foi convidado para visitar Paris e ai ensinar Karaté. Deixou então o seu posto no Banco e foi para Paris. Nesse mesmo ano foi convidado pelo famoso Judoka Abbe Kenshiro, para ir ao Reino Unido. Entre 1964 e 1968 foi alternando os seus treinos entre o Reino Unido e Bruxelas, formando a sua Associação "Karaté-do Shotokai" em 1965.

Actualmente reside em Cardiff (Reino Unido) e continua a ensinar Karaté com Líder da KDS (Karaté-do Shotokai).

Actualizado em ( Quarta, 17 Agosto 2011 00:10 )