Entrada Os nossos Instrutores Sensei Carlos Sousa (6.º Dan)

Sensei Nakayama

Nakayama Masatoshi nasceu a 6 de Abril de 1913 em Yamagushi (Japão).

Passou a sua infância em Taipai visto que o seu pai era cirurgião do exército e foi destacado para Taiwan naquela época. O seu avô também era médico e Mestre em Kendo (esgrima Japonesa), pois era descendente do clã Sanada, de Mestres de Kendo.

Em 1932 ingressou na Universidade de Takushoku para estudar História da China e idioma Mandarim, acabando assim com a tradição familiar de estudar medicina. Foi na Universidade que começou a treinar Karate. Como já tinha praticado Kendo, procurou pelas aulas desta disciplina, mas, enganou-se nos horários e foi ter a uma aula de Karaté leccionada pelo Sensei Funakoshi. Resolveu entrar e começou então a praticar Karaté tendo acabado por esquecer o Kendo.

Mais tarde, em 1937, deixou o Japão e foi para a China para estudar Língua e Cultura chinesa, em Pequim. Na China continuou a praticar Karate, ensinava esta arte ao Chineses e aprendia Kung Fu e Tai Chi. Treinou durante muito tempo com um mestre Chinês de 80 anos chamado "Pai", que tinha uma habilidade de pernas extraordinária.

Regressou ao Japão em Maio de 1946 para ser o responsável da equipa de Karaté da Universidade onde tinha estudado, posteriormente foi chamado para leccionar educação física e mais tarde foi nomeado director deste departamento.

Em 1957, junto a Nishiyama e Kase, estabeleceu as regras da competição e organizou pela primeira vez na história um campeonato oficial de Karaté. nos anos 70 começou com a politica de difusão do Karaté fora do Japão.

Publicou uma série de livros de grande qualidade, que ainda hoje são uma referência ás técnicas do Karaté. Em Maio de 1964 ascendeu ao grau de 8º Dan. Faleceu a 15 de Abril de 1987, com 74 anos, ostentando já o grau de 9º Dan.

Actualizado em ( Sábado, 27 Novembro 2010 01:05 )