Entrada Os nossos Instrutores Sensei Carlos Sousa (6.º Dan)

Azato Ankon

(1827-1906)

Azato Ankon () nasceu em Okinawa em 1827.

Pertencia a uma das familias Shizoku, da classe alta de Okinawa. A sua familia, pessoas de prestigio na aldeia, não eram tratados como vassalos mas sim como íntimos dos governadores. Os seus estudos foram brilhantes, dedicou-se à política em conjunto com as Artes Marciais, dando especial importância a ambas. Chegou a ocupar altos cargos no governo da ilha de Okinawa.

Foi membro da corte do Rei Sho Tai, no castelo de Shuri. O seu papel no governo era de conselheiro dos assuntos exteriores. Ao acabar a monarquia de Ryukyu, a familia real mudou-se para as ilhas principais do Japão, em 1879, e Azato serviu ali durante mais de 13 anos, residindo no distrito de Kojimachi de Tóquio.

Desde jovem que aprendeu Karaté com o mestre Matsumura Sokon.

Além de ser imbativel no Karaté também era um especialista em Kendo (esgrima Japonesa). Azato conhecia bem todos os Mestres de Artes Marciais que viviam em Okinawa.

Azato foi Mestre de Karate de FUNAKOSHI Gichin. Funakoshi chegou a dizer que foi o único discípulo de Azato, mas, parece que Azato teve mais dois discípulos, OSHIRO Chojo e o seu próprio filho.

Segundo FUNAKOSHI, Azato era um verdadeiro ancião e venerava-o como tal. Alcançou a idade de 80 anos e morreu perto do ano de 1906.

Actualizado em ( Sábado, 04 Dezembro 2010 10:38 )