Entrada Os nossos Instrutores Sensei Carlos Sousa (6.º Dan)

Sensei Kanazawa

Kanazawa Hirokazu nasceu na cidade costeira de Omoto, Iwate (Japão), em 3 de Maio de 1931.

O seu pai, Kanazawa Kembei, era um homem de negócio da industria da pesa. Foi o sexto filho de uma grande família de oito irmão. Quando tinha oito anos levou ma "estalada" de um praticante de Sumo, pai de um companheiro do colégio. Em consequência disto, deixou de ouvir do ouvido direito e tinha frequentemente dores de cabeça. O desejo de vingança foi tal, que começou a treinar diariamente, corrida, abdominais, flexões e outro exercícios.

Em 1947 entrou para a Escola Agrícola de Iwaizumi, ficando em casa dos seu tios. Ao terminar o segundo semestre decidiu ir viver para outro lado, começou então o terceiro semestre na Escola de Pesca de Miyako, cidade onde se encontraca a empresa do seu pai. Com o desejo de tornar-se mais forte decidiu entrar no clube de Judo da Escola que frequentava, mas não esteve lá muito tempo, a prática de Artes Marciais tinha sido proibida o Japão.

Em 1948 faleceu o seu pai, e com vinte e sete anos de idade ficou a tomar conta da empresa do pai. Kanazawa decidiu continuar os estudos e entrar no clube de ragby, continuou a praticar Judo e Boxe. O Judo era pratica ás escondidas das autoridades. Mais tarde quando foi levantada a proibição de praticar Artes Marciais, começou a treinar Judo no Dojo da policia local.

O primeiro contacto com o Karaté foi através de um amigo do seu irmão, chamava-se YAMASHIRO Hiroyoshi e era de Okinawa. Nunca teve oportunidade de treinar com ele, mas observava-o ás escondidas e depois tentava imitá-lo.

Em 1951 entrou para a Universidade de Toquio e foi ai que começou a aprender Karaté. Resolveu mudar de Universidade, para a de Takushoku, onde ingressou no seu clube de Karaté. Uma vez por semana Nakayama Masatoshi leccionava uma aula. Os exames de graduações eram feitos pelo Mestre FUNAKOSHI Gichin. No Outono de 1954 chegou a 2ª Dan com o Mestre Funakoshi.

Em 1956 finalizou a universidade e começou o seu primeiro curso de instrutores na (JKA), o seu único companheiro de curso era Mikami Takayuki. Acabou este curso em 1957 e foi um dos primeiros instrutores  da (AJK).

Participou no 1º campeonato de Karaté do Japão onde obteve vários títulos, seguindo-se outros campeonatos. Obteve o grau de 5º Dan em 1961.

Durante uns tempos no Hawai teve como aluno o ELVIS PRESLEY.

Em 1965 Kase, Kanazawa, Enoeda e Shirai deixaram o Japão para realizar demonstrações e seminários por vários países. Kanazawa acabou por permanecer em Inglaterra. Em 1966 obteve o 6º Dan. Depois de mais um ano em Inglaterra, voltou ao Japão onde começõe a praticar Tai Chi.

Em 1971 passou a chefe da secção internacional da JKA, casou, e obteve o grau de 7º Dan. Foi protagonista em vários livros de Karaté.

Em Setembro de 1978, depois de um ano de reflexão, anunciou a formação da "Federação Internacional Shotokan Karate-do Kodokai" (SKIF). Obteve também neste ano o grau de 8º Dan.

Em 1988 obteve o 9º Dan e nesse mesmo ano a sua esposa falece. Nos anos 90 adicionou ao Shotokan SKIF quatro Katas do estilo Shotokan praticadas na JKA.

 

Em 2001 chega a 10º Dan. Actualmente vive em Toquio onde dirige a sua associação.

Actualizado em ( Domingo, 05 Dezembro 2010 01:48 )