Entrada Grandes Mestres

Funakoshi Yoshitaka (1906-1945)

Funakoshi Yoshitaka nasceu em Okinawa em 1906. Foi o terceiro filho do Mestre Funakoshi Gichin.

Com a tenrra idade de 12 anos foi-lhe diagnosticado uma tuberculose, os médicos disseram que não havia esperança alguma na sua recuperação, e que talvez nem chegasse aso vinte anos. Foi exactamente com 20 anos que começou a praticar Karaté.

Treinou em Okinawa com Ochiro Chojo que também era Mestre em Yamanni-Ryu-bo-jutsu, e com este, aprendeu o manejo do bo (vara/pau).

Em toquio, começou a trabalhar como aprendiz de carpinteiro, entrou entretanto na universidade onde obteve o diploma de técnico. Ao morrer o jovem assistente do seu pai, Shimoda Takeshi, Yoshitaka substituio-o.

A introdução do Kumite, das posições baixas, e um maior uso de pernas, foram introduzidas por Yoshitaka. Sempre desenvolveu e investigou o Karaté do seu pai. Este nono Karaté, mais longo e atlético éra mais adequado aos jovens, e não tanto ao seu pai. Mas o seu pai sempre aprovou, sem reservas, as iniciativas do filho.

Alguns do alunos percebiam que o Karaté do pai e filho, tinham tipos muito diferentes. Em finaos de 1943, o exército pediu a Yoshitaka que treinasse os seu militares (uma especie de forças especiais). Yoshitaka começou a resentir-se da tuberculose que já tinha desde os 12 anos, e a instrução ao exército era quase sempre dada por Hironishi Genshin.

A doença continou cada vez a atacá-lo mais e acabou por morrer com 39 anos a 7 de Novembro de 1945.

Funeral de Funakoshi Yoshitaka

Actualizado em ( Quinta, 09 Dezembro 2010 00:48 )

Imagem aleatória
image1002.jpg
Total de Visitas
116974
TodayToday3
YesterdayYesterday44
This weekThis week171
This monthThis month610
AllAll116974