Entrada O Tigre Shotokan

O Tigre Shotokan

Em 1935 foi publicado o livro do Mestre Funakoshi Gichin "Karate-do-Kyohan" (空手道教範, Mestre do caminho das mãos vazias). Na capa aparecia um tigre dentro de um circulo, este tigre veio a converter-se no simbolo do estilo Shotokan.

Karate-do Kyoan (Funakoshi Gichin)

Kosugi Hoan (1881-1964), famoso artista japonês, amigo e aluno do Mestre Funakoshi, foi encarregue de desenhar  capa para o livro.

Os caracteres Kanji que aprecem junto da cauda do tigre, é a assinatura de Kosugi. Trata-se do Kanji "Hô" () de "Hoan" (). "Hô" é uma metáfora budista que significa "libertar, soltar". Hoan significa algo como "pessoa livre de assuntos banais".

A irregularidade mostra que foi feito à mão e julga-se que o desenho do tigre de Kosigi foi inspirado em outros desenhos de tigres feitos na China durante a dinastia Chou.

Segundo contou Nakayama Masatohi, o próprio Mestre Funakoshi foi a fonte de inspiração para Kosugi. Assim este tigre representaria o Mestre Funakoshi, com a sua força interior e o seu total controle em todos os seu movimentos.

Actualizado em ( Quinta, 16 Dezembro 2010 00:37 )

Imagem aleatória
1426.jpg
Total de Visitas
107700
TodayToday42
YesterdayYesterday50
This weekThis week149
This monthThis month921
AllAll107700