Entrada Os nossos Instrutores Sensei Carlos Sousa (6.º Dan)

Asai Tetshiko

(1935-2006)

 

Asai Tesuhiko nascei a 7 de Junho de 1935 em Ehime, Shikoku, Japão.

Era o mais velho de sete irmão e o seu pai era policia. Em pequeno começou por praticar Sumo, Judo e Kendo.

Começou a praticar Karaté na Universidade de Takushoku, onde recebeu aulas de Okazaki, Nakaiama e Funakoshi.

Depois de se formar na Universidade, em 1958, juntou-se à JKA (Associação Japonesa de Karaté) onde entrou no IV curso de Instrutores e tinha como colegas de curso Enoeda e Sato.

Em 1960 foi 3.º classificado, em Kumité, no 4.º campeonato do mundo de Karaté do Japão, um ano depois foi campeão do mundo em Kumité, onde vencei Mikami e Shirai, e em 1963 foi campeão do mundo em Kata.

Asai foi a primeira pessoa a levar o Karaté a Taiwan e posteriormente viajou a muitos outros países com o objectivo de dar a conhecer o Karaté.

Em 1964, quando a JKA aumentou o numero dos seus graduados, Asai foi promovido a 5.º Dan. Foi também quem executou as Kata "Heian Nida" e "Nijushiho" nos videos da JKA em 1960, e posteriormente de muitas outras Kata. Também foi modelo para a Empi nos livros de Nakayama.

Quando Nakayama faleceu (1987), Asai foi nomeado Instrutor chefe da JKA e Nakahara Nobuyki nomeado para Presidente, foi nesta altura que Abe e Yahara se opuseram a esta nomeação e a JKA dividiu-se em duas facções. Ambas as partes quiseram manter o nome de JKA, o qual foi disputado nos tribunais durante uma década. A 10 de Junho de 1999 a corte Suprema Japonesa decidiu a favor do grupo de Nakahara. O Grupo de Asai adoptou o nome de "Japan Karaté Shotokai" e mais tarde converteu-se em "Japan Karaté Shoto-Renmei" (JKS).

O Mestre Asai ampliou o numero de Katas na sua linha particular de Karaté (Asai Ryuha).

Já 10.º Dan, faleceu a 15 de Agosto de 2006, devido a uma doença no fígado. O seu funeral foi a 1 de Setembro de 2006 no templo Gokokuji (Toquio).

Actualizado em ( Quinta, 03 Fevereiro 2011 00:10 )