Entrada Grandes Mestres

Egami Shigeru

(1912-1981)

Egami Shigeru nasceu a 7 de Dezembro de 1912 na cidade de Omuta, Japão.

Aos 13 anos começou a praticar Judo seguindo-se de Kendo e Aikido. Em 1931 entrou na Universidade de Waseda onde ajudou a criar o Dojo de Karate tendo como instrutor  Funakoshi Gichin.

Mudou-se pata Tóquio em 1930 para entrar na Universidade onde estudou Importação Exportação e Legislação Internacional. Foi o primeiro aluno do Mestre Funakoshi no clube de Karaté da Universidade.

Em poucos anos era um dos alunos mais destacados juntamente com Shimoda e Funakoshi Yoshitaka, formando parte do grupo de exibição encarregado de difundir o Karaté pelo Japão.

Em 1936 formou a associação do Mestre Funacoshi "Shotokai",  e Egami foi um os seus membros. Nesse mesmo ano formou-se na Universidade. Ensinou Karaté nas Universidades de Gakushuin, Toho e Chuo.

Ao longo da sua vida teve vário problemas de saúde. Aos 24 anos teve pneumonia e tuberculose.

Em 1938, após a morte do seu irmão, teve que voltar à sua terra natal para continuar os negócios de família. Mas cedo regressou. Foi um dos principais assistentes de Funakoshi Yoshitaka.

No final dos anos 30 Egami já ocupava uma posição importante no mundo do Shotokan. Treinava com Yoshitaka, ajudava a dar aulas no Dojo e ensinava na Universidade de Waseda.

Egami foi a Okinawa em 1940 para pedir conselhos aos velhos mestres, apesar de treinar à mais de 10 anos tanto com Funakoshi Pai como com Funakoshi filho, sentia que havia algo errado nas suas técnicas.

Egami, Hironishi Genshin e Funakoshi Gichin

Perto do ano de 1955 foi operado a várias úlceras o que o deixou muito debilitado ao ponto de nem conseguir trabalhar nem treinar para viver. Escolheu um determinado numero de técnicas e métodos aos quais se dedicou afincadamente.

Após a morte de Funakoshi assumiu a liderança do Dojo "Shotokai" juntamente com o seu amigo Hironishi Genshin.

Hironishi e Egami

Em 1965 sofreu um ataque de coração, conseguiu recuperar mas esteve 3 a 4 anos sem treinar. Egami sentiu, com a  experiência de estar perto da morte, uma profunda compreensão e apreço pela realidade da vida.

Segundo os seus seguidores, Egami desenvolveu uma habilidade única, ao ponto de poder deter um oponente e derrubá-lo sem sequer lhe tocar fisicamente. Esta habilidade conhecida como toate, que é o resultado da fusão completa entre a energia fisica, mental e espiritual, desenvolvida através de anos de treino. Também desenvolveu um estado de unidade entre o corpo e a mente ao que se chama de heiho.

As ideias de Egami vieram a desenvolver o Shotokai.

Egami visitou a Europa, acompanhado pela sua esposa, em 1976, onde veio a Portugal, Itália, Suiça, Inglaterra e França.

No dia 8 de Janeiro de 1981 morreu de pneumonia, com 68 anos de idade.

Sepultura de Egami Shigeru

Actualizado em ( Sábado, 26 Fevereiro 2011 01:33 )

Imagem aleatória
020.jpg
Total de Visitas
111821
TodayToday7
YesterdayYesterday20
This weekThis week47
This monthThis month672
AllAll111821