Entrada Os nossos Instrutores Sensei Carlos Sousa (6.º Dan)

Enoeda Keinosuke

(1935-2003)

Nasceu na cidade de Nogata, prefeitura de Fukoka, Japão, a 4 de Julho de 1935. Tanto o seu Pai como a sua Mãe eram descendentes de famílias de Samurais. Na escola primária jogava basebol, mais tarde começou a praticar Kendo e Judo, no Judo chegou a 1.º Dan aos 15 anos e com 17 anos já era 2.º Dan.

Aos 17 anos viu uma demonstração de Karaté, pelos alunos da Universidade de Takushoku, que o deixou deveras impressionado. Decidiu estudas nessa Universidade e começar a ter aulas de Karaté como o Mestre Funakoshi Gichin.

Depois de finalizar os estudos universitários, inscreveu-se no curso de instrutores da Associação Japonesa de Karaté onde trabalhou arduamente nos 3 anos seguintes, supervisionado pelos Mestres Nakayama e Nishiyama Hidetaka, até completar o curso em 1960.

Depois de completar o curso, tinha como objectivo ganhar o campeonato do Mundo de Karaté no Japão (1961), o qual não o conseguiu. Nesse ano Asai ficou em 1.º lugar e Shirai em 2º.

Em 1962 enfrentou Shirai na final de Kunite individual. Shirai venceu. Enoeda ficou assim em 2.º lugar.

Asai, Enoeda, Yaguchi, Kanazawa

Em 12 de junho de 1962 atingiu o grau de 4.º Dan.

Em 1963 chegou finalmente a campeão do mundo onde se repetiu de novo a final de Kumite contra Shiai, desta vez Enoeda saiu vencedor. Ganhou utilizando 2 técnicas de mae-geri e oura de gyaku-zuki. Foi a partir deste combate que Enoeda passou a ser mais conhecido.

Enoeda / Shirai (campeonato de 1963)

No campeonato de 1963, entre o publico, encontrava-se o Presidente da Indonésia, que, ao ver as suas qualidades entrou em negociações para o levar para o seu Pais, como Instrutor de Karaté. Enoeda passou então os 4 meses seguintes, na Indonésia a leccionar Karaté aos guardas do Presidente e à Policia.

Em 1964 chegou a 5.º Dan e durante 1 ano foi instrutor no Dojo da JKA em Tóquio.

Em 1965 a JKA formou um grupo de instrutores destinados a viajar por diversos países com a finalidade de difundir o Karaté. Kase era o chefe desse grupo que era formado por Kanazawa, Enoeda e Shirai.

Shirai, Enoeda, Kanazawa, e Kase

Durante os anos de 66 e 67 andou pela América onde prestava assistência a outros instrutores da JKA. Leccionou em Filadélfia com Kisaka Katsuya e ajudou a fundar o "New York Karaté Club". Depois de 1967 deixou os EUA e foi para Inglaterra para substituir Kanasawa. Vivia em Liverpool e leccionava diariamente no "Red Triangle Dojo". Adorava ensinar ao ar livre.

Em 1966 foi para Londres. Casou-se em Maio de 1969 com Hayashi Reiko.

Em 1970 foi-lhe concedido o 6.º Dan.

Kanazawa renunciou ao posto de Instrutor Chefe da JKA para a Europa, ao regressar ao Japão, e Enoeda foi então eleito para o substituir, em 1971.

Em 1973 fundou um Dojo permanente, em Londres, o "Marshall Street Dojo".

"Marshal Street Dojo"

Em 1974 visitou o Japão, onde lhe foi concedido o 7.º Dan.

Foi durante anos, o organizador dos famosos cursos de Karaté no "Crystal Palace National Sports Centre" de Londres. Estes curso tinham originalmente a duração de uma semana. Quase todos os instrutores da JKA passaram pelo Crystal Palace: Nakayama, Kase, Mori, Shirai, Abe, Ochi, Tanaka Miyazaki, Kawasoe, Yahara, Osaka e muitos outros.

Tomita, Enoeda, Kase, Shirai e Kawasoe

A 11 de Setembro de 1982 Ohta Yoshinobu foi enviado para Londres para ser assistente do Mestre Enoeda. Em Outubro de 1985 foi-lhe concedido o 8.º Dan.

Enoeda com o tradicional Kimono Japonês

Em 29 de Setembro de 2000 o célebre "Marshall Street Dojo" dojo do Mestre Enoeda e sede central do Shotokan Inglês durante mais de 30 anos, teve que encerrar para modernização e reurbanização do local. A partir dai as aulas continuaram no "Oasis Sports Centre", em Holborn e no "Budokwai" em Kensington.

Enoeda era um grande aficionado de Golf, desporto preferido, fora do Karaté.

O ultimo curso que o Mestre Enoeda leccionou no "Crystal Palace" foi em Agosto de 2002, onde participaram Mori, Ueki e Ohta.

Enoeda faleceu a 29 de Março de 2000, em Tóquio, depois de 4 meses de tratamento contra um cancro no estômago.

A JKA concedeu-lhe, a titulo póstumo, o 9.º Dan.

Uma cerimonia em sua memória teve lugar também no "Crystal Palace" de Londres a 1 de Junho. O ultimo curso especial que lá se realizou foi em Agosto de 2003, dedicado à memória de Sensei Enoeda., com os instrutores Ueki, Imamura, Matsui, Tomita Ohta e Nemoto.

Actualizado em ( Terça, 08 Março 2011 01:39 )