Entrada Grandes Mestres

Sensei Obata Isao

(1904-1976)

Obata nasceu em 1904 na área de Tokyo, Japão, filho de Kyuichi Obata e ObataToyoko. Seu pai era dono de várias fábricas de seda na região, levou a família para diferentes cidades, solicitado pelo seu trabalho. Obata perdeu dois irmãos na infância e cresceu com um irmão e uma irmã mais nova. Em criança já tinha um grande interesse nas artes marciais, e deixou o seu irmão, Satoru, preparar-se para conduzir os negócios da família.
Na escola, Obata treinava judo, kendo (esgrima) e kyudo (arco e flecha). Diferente da maioria das crianças  japoneses da época, ele passou por várias  escolas, e entrou na Keio Preparatory School, em Tóquio, em 1922. Um amigo deu-lhe um exemplar do primeiro livro de Gichin Funakoshi sobre karate, e isso despertou o interesse de Obata no Karaté. Após a conclusão dos seus estudos secundários, Obata entrou da universidade de Keio. Em 1923, Funakoshi aceitou-o como seu aluno no Dojo da universidade,  Obata foi um dos primeiros alunos de Funokoshi Gichin. Obata tornou-se um dos alunos mais antigos de Funakoshi. O Grande Terremoto de Kanto, destruiu a maior parte deTóquio, incluindo Keio Dojode karate da Universidade. Os estudantes reconstruíram o Dojo dentro de um ano, e a formação foi retomada.
Kyuichi Obata apesar de estar muito ocupado com seu negócio, estava satisfeito com o compromisso do seu filho no karate, um dos antepassados ​​da família tinha sido Obata Nobusada, um famoso general e governador em daimyo (senhor feudal) Shingen, no do século XVI. Toyoko Obata era uma cristã profundamente religiosa e viu as artes marciais como contraditórias às suas crenças, mas não inibiu a formação do seu filho.

 

Em 1932 deixou o Japão para ir para a Manchuria, onde permaneceu até 1945 como conçelheiro económico.

Obata, depois de ir para a Manchuria, continuou a praticar Kyudo (tiro com arco tradicional Japonês). Em 1940 regresou a Toquio para representar a Manchuria no Campeonato Japonês de Kyudo, celebrado no Santuário Meiji Jingu. A sua vitória neste torneio valeu-lhe a fama  como especialista em arco tradicional Japonês.

Em 1949 pretendeu unir todos os grupos de Karaté numa só acossiação, fundou então a "Nhion Karate Kyokai"

Obata e Funakoshi Gichin

Actualizado em ( Terça, 29 Março 2011 23:21 )

Imagem aleatória
039.jpg
Total de Visitas
113886
TodayToday13
YesterdayYesterday27
This weekThis week267
This monthThis month415
AllAll113886